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Como reduzir burocracias no escritório de advocacia e contabilidade

04/12/2017

As hierarquias organizacionais complexas são muitas vezes ligadas à burocracia, que é definida como a concentração do poder administrativo, onde regras e procedimentos são precisamente definidos. A burocracia pode ser um meio eficaz de gerenciar escritórios de contabilidade e advocacia, pois sempre utilizam de documentos em papel e resistem à modernização.  Mas, na busca por melhores soluções, saiba como melhorar o gerenciamento do escritório:

Adote a documentação digital

A documentação digital reduz as burocracias em escritórios de contabilidade ou advocacia.  Isso porque, ela possibilita alterações de informações e dados online.  Ninguém mais aguenta uma pilha de papelada, não é?  A tecnologia veio para mudar isso, organizando toda a papelada em um ambiente digital. O que melhora a organização da equipe, evitando que mais tempo seja perdido preenchendo formulários manualmente. O ideal é migrar todos os documentos para uma plataforma digital.

Tenha certificado digital

Um certificado digital é um "passaporte eletrônico" que permite que uma pessoa, computador ou organização troque informações de forma segura pela Internet usando a infra - estrutura de chave pública (PKI). 

Assim como um passaporte, um certificado digital fornece informações de identificação se é falsificado.  O certificado contém o nome do titular, um número de série, datas de validade, uma cópia da chave pública do titular (usada para criptografar mensagens e assinaturas digitais) e a assinatura digital da autoridade emissora de certificado, o que permite que o destinatário verifique se o certificado é real.  Por isso, é importante tê-lo no escritório de contabilidade e advocacia.

Uso de softwares e sistemas para modernização nos processos

Nada mais econômico do que adotar softwares e aplicativos de gestão para o escritório.  De maneira eficiente, é possível organizar processos, guardar dados e sistematizar toda a rotina no trabalho de forma eficiente.

Para diminuir a burocracias, o uso de aplicativos e ferramentas específicos na empresa podem organizar melhor todos os processos existentes (desde fluxo de caixa até departamento pessoal e financeiro). Essa automação permite que todas as necessidades do escritório sejam alinhadas e executadas com rapidez e qualidade nos serviços.

Um escritório de advocacia e contabilidade que investe em aplicativos modernos para melhorar seus processos e diversos setores passa a reunir dados e informações em um só lugar, o que facilita a vida de seus colaboradores. Além de reduz gastos, diminuir falhas e erros.

Revisão dos processos

O mapeamento dos processos é importante para que se conheçam as tarefas e seus responsáveis.  Isso possibilita que seja analisado o desempenho e a produtividade dos funcionários do escritório e se aperfeiçoe o relacionamento com os clientes.

Só assim será compreendido o fluxo de trabalho e fica possível identificar as dificuldades, adotando medidas para eliminação de velhos erros. Esses que comprometem a longevidade do escritório e a qualidade dos serviços executados pela equipe.

Dê maior autonomia para a equipe

A falta de liberdade no ambiente profissional é um dos principais fatores para a insatisfação dos funcionários. Dê autonomia, os colaboradores precisam acreditar que possuem escolhas estão no controle daquilo que estão fazendo. Escutar o funcionário pode ser uma boa maneira de verificar erros e uma boa oportunidade para atingir um objetivo significativo. 

As decisões devem ser definidas e amparadas em uma política de treinamento e capacitação, para que cada um saiba as responsabilidades e atue da melhor maneira.  Somente assim, o trabalho fluirá cada vez melhor.

Invista no armazenamento em nuvem

Arquivos físicos e pilhas de papeis inviabilizam o fluxo de trabalho e para aperfeiçoar tarefas do dia-a-dia a digitalização dos documentos é a melhor solução. Alguns dos benefícios desses armazenamentos em nuvem são:

Usabilidade: todos os serviços de armazenamento na nuvem analisados, ​​ possuem pastas na área de trabalho. Isso permite aos usuários arrastar e soltar arquivos entre o armazenamento na nuvem e seu armazenamento local.

Largura de banda: você pode evitar enviar e-mails para os indivíduos e, em vez disso, enviar um link da web aos destinatários através do seu e-mail.

Acessibilidade: os arquivos armazenados podem ser acessados ​​a partir de qualquer lugar, via conexão à Internet.

Recuperação de desastre: é altamente recomendável que os escritórios tenham um plano de emergência de backup pronto, no caso de uma emergência. O armazenamento em nuvem pode ser usado como um plano de backup pelos escritórios, fornecendo uma segunda cópia de arquivos importantes. Esses arquivos são armazenados em um local remoto e podem ser acessados ​​através de uma conexão à internet.

 

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